segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quinteto Sivuca renova o legado do mestre da sanfona

De cima p/ baixo, da esq. p/ direita: Guga Mendonça, Marcelo Caldi, Cacá Colon, Paula Faour e Jorjão Carvalho. Foto: Sérgio Bondioni


Com novos arranjos para músicas consagradas do repertório de Sivuca, o QUINTETO SIVUCA sobe ao palco mais uma vez para demonstrar a vitalidade e a genialidade do mestre da sanfona. O show será na próxima sexta-feira, 25/09, às 19h, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, localizado à rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca. Ingressos a R$ 10, inteira, e R$ 5, para a lista amiga.


O grupo é formado por expressivos nomes do circuito instrumental brasileiro: Marcelo Caldi (sanfona), Paula Faour (piano), Jorjão Carvalho (baixo), Cacá Colon (bateria) e Guga Mendonça (guitarra). Além do talento, os músicos têm em comum a admiração e o profundo conhecimento do legado musical de Sivuca, bem como a participação em shows com o sanfoneiro nas últimas décadas.


Neste show, serão apresentadas novas versões para o choro “Homenagem à Velha Guarda”, um dos mais famosos de Sivuca, e para o sucesso internacional “Pata-Pata”, mundialmente conhecido na voz de Miriam Makeba e que, pouca gente ainda se lembra, teve o arranjo original de Sivuca. O grupo agora apresenta essa mesma música vestida por uma roupagem jazz-experimental. Os arranjos são de autoria do legendário baixista Jorjão Carvalho, que tocou com Sivuca em shows pelo Brasil e exterior desde o final da década de 70.


Outro ponto alto do QUINTETO SIVUCA são os números solo. Paula Faour apresenta “Um Piano ao Entardecer”, uma balada composta por Sivuca e dedicada à pianista. Marcelo Caldi, por sua vez, apresenta a virtuosística “Quando me Lembro”, de Luperce Miranda, uma valsa-concerto feita originalmente para bandolim e adaptada para sanfona por Sivuca – uma das músicas mais tocadas pelo mestre em toda a sua carreira – e de difícil execução, pois tenta imitar dois bandolins no instrumento de fole. Será a primeira vez que Caldi tocará “Quando me Lembro” à frente do grupo.


Além do repertório de Sivuca, o QUINTETO SIVUCA também apresenta músicas autorais, como “Lembrei do Ceará”, forró de Marcelo Caldi, e “Menino Sivuca”, homenagem de Jorjão Carvalho ao amigo. O show é um verdadeiro passeio pela diversidade da música brasileira, pois reúne choro, forró, baião, frevo, valsa e muito “jazz tupiniquim”, conforme o termo adotado pelo mestre da sanfona. E, claro, estarão presentes os grandes sucessos “João e Maria”, parceria com Chico Buarque, e “Feira de Mangaio”, sucesso imortalizado na voz de Clara Nunes. O show é uma iniciativa da Rede Rio Música.

Um comentário:

Andréia Delmaschio disse...

Ai que saudade que me deu agora... Já devo ter dito, Fernando, claro, que a música (e a voz!) de Sivuca embalaram - beeem embalado - a minha infância pobre. Em meio a tanto nada de todos os lados, posso dizer que a música e a literatura me salvaram! Ou me perderam, ahahah... Me salvaram para elas mesmas.