terça-feira, 30 de junho de 2009

Rosa



Almejo o abandono

da rosa na curva,

a estrada é qualquer,

de pó e pegadas

em todos os homens.




A rosa do acaso,

nascida além do

terreno da casa,

nas roças da América

ou em lendas da Pérsia.




Selvagem no à toa

de ser no secreto

de si um jardim

alheio aos milênios,

só silêncio e orvalho.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Carmélia Alves - Rainha homenageia Sivuca

Carmélia Alves (Foto: Sérgio Bondioni)


A legendária cantora Carmélia Alves - consagrada como a rainha do baião, na era de ouro do rádio - teve de ir a Recife para receber o título. Era início dos anos 50 quando a artista foi se apresentar na Rádio Jornal do Commércio. Lá, encontrou Sivuca, o jovem sanfoneiro que, aos 18 anos, já era conhecido como o maior sanfoneiro do Brasil.

E no suntuoso auditório da emissora, o público, em êxtase, pedia a Carmélia para cantar os vários baiões famosos da época. E - de improviso - Carmélia e Sivuca combinaram fazer um pot-pourri. A cada tapinha que ela desse na barriga dele, a música seria outra. No dia seguinte à apresentação, os jornais estamparam: "Rainha do Baião, Carmélia Alves, é sucesso em Recife". Dessa brincadeira, nasceu "No Mundo do Baião", uma coleção de canções gravadas pela Continental, em 78 rotações.

E foi para o amigo Sivuca que Carmélia Alves entoou "Adeus, Maria Fulô", acompanhada pelo Quinteto Sivuca, em show no BNDES, Rio de Janeiro, em maio, por conta do mês de aniversário do mestre da sanfona, que completaria 79 anos. O grupo é formado por Paula Faour (piano), Guga Mendonça (guitarra), Marcelo Caldi (sanfona), Jorjão Carvalho (baixo) e Cacá Colon (bateria).

Aos 85 anos, Carmélia esbanja vitalidade e carisma junto ao público, sendo sua participação um dos pontos altos do show do Quinteto Sivuca, que lotou o auditório do BNDES. A canção "Adeus, Maria Fulô" é o primeiro sucesso autoral de Sivuca e se tornou conhecida exatamente na voz de Carmélia Alvez, em 1956. A música foi composta em parceria com Humberto Teixeira e retrata o duro processo migratório do povo nordestino para o Sul do País.

Atualmente, Carmélia é protagonista do documentário "Cantoras do Rádio", de Gil Barone e Marcos Avellar, em cartaz nos cinemas. Além da rainha do baião, o filme apresenta o dia-a-dia das cantoras Carminha Mascarenhas e Ellen de Lima, estrelas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O grande recado que elas deixam no cinema é: queremos cantar.

E cantemos!

sábado, 13 de junho de 2009

Canto

Entre os meros acaso e cotidiano
surge um carinho mudo e disfarçado
um abre-alas ao vento inesperado
vem do Norte, caminha ao Sul, soprando

ares de junho, de festa e colheita,
um torpor de alegria em meio à seca.
Quem é que não gosta de brincadeira?
Ralemos os corpos nesta lua cheia!

Vislumbremos num encontro o que é sagrado:
a busca suave por novas paisagens
nos territórios ocultos da carne.

Tocar no centro do vivo mosaico
revela o jogo que une os destinos,
o que é que os deuses têm a ver com tudo isso?