quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quinteto Sivuca - 80 Anos do Mestre da Sanfona


Neste ano de 2010, em que Sivuca completaria 80 anos, o QUINTETO SIVUCA faz uma homenagem especial ao mestre da sanfona com shows na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de junho (sábado e domingo) às 19h30. As apresentações trazem uma releitura ousada e contemporânea da obra de um dos maiores gênios da música do Brasil e no mundo.

Formado por músicos do circuito instrumental brasileiro, o QUINTETO SIVUCA surpreende o público a cada show que realiza, não só pela qualidade musical e virtuosidade, mas também pela inovação e atitude, com seus arranjos ousados para sucessos como “Feira de Mangaio”, “João e Maria”, “Adeus, Maria Fulô”, “Homenagem à Velha Guarda”, entre outros. Os músicos garantem a execução de peças densas e complexas, conforme o estilo inconfundível do mestre da sanfona.

O espetáculo é uma viagem pela riqueza da música brasileira, com muito forró, choro, frevo, baião, bossa nova, música erudita, world music e muito “jazz tupiniquim”, conforme a expressão do próprio artista. É a emoção de reencontrar Sivuca ao som dos primeiros acordes. Para as novas gerações que ainda não conhecem o legado do mestre, é uma grande oportunidade para experimentar o que há de mais original e vibrante na música brasileira.

O QUINTETO SIVUCA foi criado em 2006, a partir de uma iniciativa espontânea dos membros do grupo, que é formado por Jorjão Carvalho (baixo), Loureço Vasconcellos (bateria), Marcelo Caldi (sanfona), Guga Mendonça (guitarra) e Paula Faour (teclados).