quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Marcelo Caldi faz sinfonia em homenagem a Braguinha


Compositor homenageia Braguinha em arranjo para Orquestra Petrobras Sinfônica


O compositor Marcelo Caldi apresenta um arranjo inédito para a Orquestra Petrobras Sinfônica, numa homenagem a Braguinha, no próximo sábado (18/12), às 18h, nos Arcos da Lapa – entrada franca. O artista combinou violinos, clarinetes e trompetes para rememorar a era de ouro do carnaval carioca, entre as décadas de 30 a 40, quando Braguinha (ou João de Barro) tornou-se um dos compositores mais famosos do Brasil.

No arranjo, Marcelo reuniu “Cantores do Rádio” e “Yes Nós Temos Bananas”. Segundo ele, “as letras do Braguinha já dizem todos os caminhos que se deve seguir. Em ‘Cantores do Rádio’, busquei ser grandioso, como uma marchinha tradicional e tão conhecida deve ser. Em ‘Yes Nós Temos Bananas’, busquei uma sonoridade mais americana, do bebop e do jazz, no estilo das grandes orquestras americanas, mas sem perder a malícia e a brasilidade”.


Concurso de Marchinhas


A homenagem sinfônica a Braguinha também reuniu outros compositores como Cristovão Bastos, Maurício Carrilho, Bia Paes Leme e Alexandre Caldi. A apresentação da Orquestra Petrobras faz parte da programação do “I Baile de Carnaval Sinfônico dos Arcos da Lapa”, uma celebração ao Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso.

O encontro começa às 16h30, em frente à Fundição Progresso, com cortejo do Bloco Céu na Terra até o palco montado sob os Arcos da Lapa. O encerramento é com o Cordão do Boitatá, às 20h, nesse mesmo local.

Quanto ao fato de uma orquestra executar marchinhas populares, Marcelo Caldi é enfático: “tem tudo a ver! Ouça as primeiras gravações das marchinhas mais conhecidas. A orquestra é tão presente quanto a própria música, a letra ou o intérprete. O que é bom mesmo nunca morre, e a prova disso é essa bela homenagem”.