quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Sou sanfoneiro graças a Luiz Gonzaga"



É de sanfoneiro para sanfoneiro – no peito onde bate o fole – a homenagem que Marcelo Caldi faz a Luiz Gonzaga, no ano em que se comemora o centenário do nascimento do rei do baião. Caldi faz um passeio pelo cancioneiro gonzagueano e realça matizes até então insuspeitos. O show está marcado para o dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 18h30, na Sala Funarte Sidney Müller.

Além de sucessos como “Asa Branca” e “Forró no Escuro”, o jovem compositor e instrumentista apresenta um repertório de choros compostos e gravados por Gonzagão na década de 1940, um material ainda pouco conhecido mas que revela a proximidade e o diálogo entre os gêneros carioca e nordestino. “Dá pra sentir o baião despontando nesses choros”, revela Marcelo.

Em homenagem à sanfona brasileira de inspiração nordestina, o espetáculo envereda pelo dançante forró instrumental com dois grandes discípulos de Gonzagão: Dominguinhos, em “Nilopolitano”, e Sivuca, em “Cabaceira Mon Amour”.

Diferencial

O diferencial desse show, estreado em 2011 no Teatro SESI Itaperuna, está na riqueza e diversidade dos arranjos musicais feitos por Marcelo Caldi, além da potência de dois grandes músicos, Fabiano Salek (percussão) e Nando Duarte (violão de 7). De forma compacta mas não minimalista, o trio revela uma sonoridade tipicamente popular e requintada, tendo a sanfona como carro-chefe.

Caldi e Nando já se reuniram para gravação do disco “Forró e Choro” (com Fábio Luna, Delira, 2008), indicado ao Prêmio de Música Brasileira na categoria instrumental.

“Sou sanfoneiro graças a Luiz Gonzaga”, resume Marcelo. “Creio que é assim com todo sanfoneiro brasileiro. O encontro com o mestre me fez mergulhar no imenso manancial da música brasileira com sotaque nordestino, o que para mim foi uma descoberta, já que venho de uma família ligada à música clássica”. O artista reúne dessa forma uma formação erudita e uma aprendizagem autodidata no instrumento ícone da cultura popular.

Informações – data: 10/02, sexta-feira; horário: 18h30; endereço: Rua da Imprensa, 16, Centro, Rio de Janeiro (acesso Metrô Cinelândia, saída Rua Pedro Lessa); ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), disponíveis a partir das 15h na bilheteria do local; lotação: 225 lugares; informações: (21) 2279-8087 e www.marcelocaldi.com.