segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CARTA ABERTA À PREFEITA DE SÃO GABRIEL DA PALHA

EXCELENTÍSSIMA SENHORA PREFEITA DE SÃO GABRIEL DA PALHA
RAQUEL LESSA

Prezada,

Parabéns!

A reeleição foi a prova cabal de que o povo de São Gabriel da Palha deposita a sua fé em Vossa Senhoria na condução de um destino comum. Nos últimos anos, Raquel Lessa tornou-se símbolo de uma mulher guerreira e moderna. Nem é preciso números ou estatísticas. Basta andar pelas ruas da cidade para constatar que o tão sonhado progresso enfim chegou ao município - e por vossas mãos.

Apesar de não morar mais aqui, por conta de estudos e trabalhos, divido contigo o orgulho de pertencer a uma mesma terra e o desejo ardoroso por um lugar justo e humanitário para os gabrielenses.

E por acreditar que Vossa Excelência é profundamente sensível às demandas sociais, além de ser uma mulher inteligente e perspicaz, lhe dirijo estas palavras, em tom de apelo. Um apelo não somente para a prefeita, mas também para a o ser humano que está além do cargo:

Plante árvores!

Com a chegada do progresso, os quintais passaram a ser cimentados. Pelo interior, só há monocultura e pasto. A população, embebida pelo progresso, saiu a derrubar árvores e a construir prédios. Se cada gabrielense plantasse uma árvore, já seria quase o suficiente. Quase.

Plante árvores! E seja reconhecida nacionalmente como a prefeita das árvores, como a mulher que mais plantou árvores na história do Espírito Santo. Encampe esta campanha! As crianças serão as suas aliadas.

Os agricultores necessitam urgentemente compreender que eles precisam plantar árvores nas nascentes e encostas.

Plante árvores! E árvores frutíferas também!

As poucas matas existentes podem e devem ser interligadas por corredores ecológicos, aumentando a área verde do município.

Árvore não pode servir só como ornamento de jardim. O plantio, ou reflorestamento, é vital para o planeta e pode ser a ponte para a construção de uma política ambiental de fato. Eis um assunto que deve estar na ordem do dia: uma política ambiental, de fato, para o município.

Afinal, a história do último século testemunhou as terríveis consequências de um progresso desenfreado, desorganizado e insustentável ecologicamente.

As grandes cidades sofrem hoje por erros cometidos no passado, e um dos principais equívocos é o desmatamento acelerado - exatamente o que ocorreu nesta região nos últimos 50 anos.

Portanto, é preciso mudar o rumo da história. E cada um de nós, gabrielenses, devemos estar cientes de tamanha responsabilidade, se não quisermos pagar o alto preço de nossa prepotência e ignorância, achando que somos superiores às leis da natureza.

Plante árvores!

Elas serão semente na consciência do povo.

Plante árvores!

E semeie uma nova história!

Nenhum comentário: