quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bossa nova à capela e com sotaque nordestino


Considerado melhor grupo vocal de 2009, Bebossa homenageia Roberto
Menescal no concorrido e inédito Festival de Grupos Vocais da Lapa



Casa cheia no primeiro dia do Festival de Grupos Vocais na Lapa. Cerca de 150 pessoas disputaram as mesas do Lapinha e deram muitas gargalhadas ao som de Os Men The Sá, grupo vocal cômico que trouxe plágios de folclores argentino e italiano e que fechou a noite com uma versão macho man de I Want Break Free, do Queen. A próxima terça-feira, 12/10, será a vez do Bebossa subir ao palco, com uma homenagem ao compositor bossanovista Roberto Menescal.

Considerado o melhor grupo vocal de 2009 pela Rádio Cultura Brasil, o Bebossa agrega aos ritmos brasileiros uma harmonia jazzística, bem ao estilo da bossa nova. A formação à capela impressiona o público com a sensação de se estar ouvindo uma banda, quando, na realidade, são as vozes que imitam instrumentos como trompete, baixo, guitarra e percussão. No repertório, estão canções de Menescal (Agarradinho e Japa), além de Edu Lobo (Zanzibar) e Gilberto Gil (Refazenda), dando um sotaque nordestino ao grupo baseado no Rio de Janeiro.

Para o curador do Festival, Marcelo Caldi, o Bebossa é uma expressão do que há de mais moderno em música vocal no país. E destaca o diferencial dos grupos brasileiros: “aqui a gente canta muito mais notas que os estrangeiros”. Na música brasileira, conforme Marcelo, os tempos são divididos em semicolcheias (quatro notas por tempo), dentro de um ritmo sincopado, isto é, notas fora do tempo forte. “A música vocal estrangeira, em geral, é dividida em colcheias (duas notas por tempo), o que facilita demais a vida de um cantor”, explica.

Essa riqueza é a marca do Festival de Grupos Vocais, uma iniciativa inédita que surpreendeu o público frequentador da Lapa, o tradicional reduto boêmio movido a samba e choro. “É a prova de que precisamos apresentar às pessoas a nossa diversidade musical, aliada à qualidade”, comemora.

O Bebossa é formado por Zeca Rodrigues, Matias Corrêa, Marcela Velon, Cauê Nardi, Marcela Mangabeira e Carol Assad. No próximo dia 19/10, quem subirá ao palco, por sua vez, é o grupo Os Ordinários. Reconhecido pela versatilidade e qualidade dos arranjos, o sexteto interpreta canções que vão desde o rock dos Beatles até o choro de Ernesto Nazareth. E no dia 26/10 será feita uma homenagem aos Doces Bárbaros pelo grupo 4 Cantus.

Serviço:
Festival de Grupos Vocais
Às terças-feiras, de 05 a 26/10, às 21h
Lapinha – Av. Mem de Sá, 82, Lapa
Ingressos a R$ 12
(21) 2507-3435
http://lapinha-rio.com.br/site

Nenhum comentário: