segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Irmãos Caldi revelam veia autoral


Por reunir influências de ritmos da Argentina e do Brasil, temperados por uma leitura requintada, herança da formação erudita dos pais, os irmãos Alexandre e Marcelo Caldi compõem uma paisagem singular no cenário musical brasileiro. A dupla mostra o seu trabalho autoral às terças-feiras de novembro (02, 09, 16, 23 e 30), às 21h30, em temporada no Lapinha (Avenida Mem de Sá, 82 - sobrado, Lapa), num show que é resultado de quase dez anos de trabalho em comum.

Os saxofones e as flautas de Alexandre em junção com o piano e a sanfona de Marcelo fazem um passeio pelos sertões brasileiros de forrós e baiões, pelos pampas portenhos de milongas e tangos e pela urbanidade carioca de sambas e choros. Os timbres e estilos diversos se reúnem numa sonoridade única e familiar. Esse é o clima de músicas como “Lembrei do Ceará” e "Atravessado”, de Marcelo, e “Pedrinhas no Mar” e “Chegando Cedo”, de Alexandre. Músicas, vídeos e fotografias podem ser acessados gratuitamente em www.myspace.com/marcelocaldi e www.myspace.com/alexandrecaldi.
Inéditas

Algumas peças serão rememoradas do primeiro CD da dupla, “Intrometidos” (Independente, 2001), enquanto outras serão inéditas. “É no palco onde a gente quer experimentar a receptividade de nossas canções”, resume Marcelo, sem esconder o desafio que é apresentar ao público a face autoral. Por outro lado, os irmãos revivem, em novos arranjos, sucessos como “Canto de Xangô” (Baden Powell, Vinícius de Moraes), “Um Tom para Jobim” (Sivuca, Oswaldinho) e “Choro pro Zé” (Guinga).
A dupla já lotou outras casas da Lapa, como o Semente e o Democráticos, com participações especiais e improvisos de amigos como Elza Soares, Sérgio Ricardo, Nilze Carvalho e Maria Teresa Madeira. Para o Lapinha, o diferencial será uma sonoridade mais crua, sem a pressão sonora de uma banda, dando um tom mais camerístico e de intimidade, realçando as sutilezas de cada composição.
Convidados
No próximo show, em 02/11, a dupla recebe a cantora japonesa Keiko Omata, que interpretará clássicos da música popular brasileira e do jazz. Haverá participação especial do baterista Márcio Bahia. Os demais convidados são: 09/11 – Regional Carioca; 16/11 – Floriano Santos; 23/11 – Lúcia Helena; e 30/11 – Flávia Bittencourt.

Desde que assumiu, em maio deste ano, a curadoria do Lapinha às terças-feiras, Marcelo Caldi transformou o lugar em referência para os fãs de música no Rio de Janeiro, abrindo espaço para jovens compositores e grupos experimentais. Em setembro, houve casa cheia nas apresentações do Festival de Música Livre, um sucesso que se repetiu em outubro com o Festival de Grupos Vocais.


Serviço:
Irmãos Caldi convidam Keiko Omata
Participação especial: Márcio Bahia
Próxima terça-feira, 02/11, às 21h30
Abertura da Casa às 20h
Couvert: R$ 12,00
Avenida Mem de Sá, 82 - sobrado, Lapa
Informações e reservas:
www.lapinha-rio.com.br e (21) 2507-3435

Nenhum comentário: